PAGAMENTOS POR MBWAY! SAIBA MAIS.
logo planta
pexels cottonbro
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Cuidados que farão as roupas durarem mais

Talvez já tenha ouvido dizer que a roupa mais sustentável é aquela que já existe – afinal, uma vez que ela já causou todos os impactos humanos, hídricos, na terra e no ar de que temos conhecimento, é indiscutível que, quanto maior o seu tempo de uso, melhor terão sido empregues esses recursos e menor será a demanda por novas produções (com nova extração, novos impactos etc). 

De acordo com a plataforma WRAP – Waste and Resources Action Programme, estender a vida de uma peça de roupa por apenas 9 meses, dando-lhe uso ativo, é suficiente para reduzir as pegadas de carbono, resíduos e uso de água em 20% a 30% cada uma. Isso é um grande impacto positivo!

Naturalmente, cabe aos próprios produtores implementar mudanças no design e no fabrico das peças para aumentar a sua durabilidade – o que não apenas reduziria a pegada da indústria fashion como ao mesmo tempo fortaleceria a reputação da marca e a sua relação com os consumidores, gerando satisfação e lealdade.

Mas é nosso o dever de garantir que cada uma das nossas roupas seja valorizada e cuidada, por tudo o que representam para nós, para as pessoas envolvidas na cadeia produtiva e para o planeta. E, claro, que sejam usadas vezes sem conta.

Nove 9 meses, para os miúdos, podem ser suficientes para que percam literalmente todas as suas roupas. Mas uma coisa é perder pelo crescimento, outra é perder uma roupa que ainda lhes serve apenas porque foi mal cuidada. Por isso, deixamos cá algumas dicas de como tratar as roupas para que se mantenham sempre novas até realmente não poderem mais ser usadas (dicas úteis também para os papás!):

Armazene as roupas corretamente

Para que as roupas mantenham a forma, é importante armazená-las corretamente, dobrando o que é para ser dobrado e pendurando o que é para ser pendurado. Camisolas e t-shirts mantém melhor a forma dobradas, já que os cabides tendem a esticar-lhes os ombros com o tempo. Já os vestidos, camisas, calças compridas e blusas de seda devem ser pendurados para prevenir rugas e preservar a forma – os fatos e casacos mais pesados precisam de cabides mais resistentes. Se tiver de guardar as roupas fora de temporada, tente mantê-las dobradas em caixas plásticas ou sacos de vestuário seláveis a vácuo, para evitar o acúmulo de poeira, mofo e traças.

Separe as roupas na hora da lavagem

Provavelmente já separa as roupas brancas das mais escuras antes de lavá-las. Mas o ideal é que seja ainda mais seletivo, particularmente quanto ao tipo de tecido e acabamentos. Ninguém quer uma camisa fina de trabalho a enrolar-se com umas calças de ganga e os seus fechos afiados. Para evitar desgastes, tenha o cuidado de lavar as roupas de acordo com o seu grau de delicadeza – e não se esqueça de fechar os zíperes na hora da lavagem, já que abertos eles podem prender-se em outras roupas.

Lave as peças com água fria

É a forma ideal de lavar as roupas para estender a sua vida. Além de economizar energia, também ajuda a preservar a cor, a forma e o tamanho das roupas. Use o detergente e o amaciador com parcimónia, pois o excesso de produtos químicos pode diminuir o brilho e a durabilidade do tecido. Evite ainda o uso de secadoras, que podem reduzir o tamanho das peças, deformando-as, descolorir e danificar o tecido. E siga sempre as instruções de lavagem do fabricante!

Atenção para a primeira lavagem dos novos jeans

Antes da primeira lavagem, deixe os jeans numa mistura de água e vinagre por meia hora para manter as cores vibrantes. E não se esqueça de lavá-los do avesso: essa medida simples pode acrescentar-lhe anos de vida.

Preserve as roupas coloridas

Além de lavar em água fria, acrescente vinagre no ciclo de lavagem (1/3 de chávena) para manter o colorido das roupas. Não se preocupe com o cheiro, pois ele desaparece durante a secagem.

Aprenda a tirar manchas

Quase todas as manchas podem ser removidas se agir rapidamente. Uma mistura de água fervente com duas gotas de detergente neutro para a loiça e um bocadinho de álcool faz verdadeiros milagres até nas manchas mais difíceis. Para manchas de sumo e vinho tinto, esfregue na roupa uma pasta de bicarbonato de sódio com água e deixe secar antes de lavar. Mas se as manchas persistirem, não jogue a roupa no lixo. Você pode torná-la novinha em folha com tingimento (tinta de tecido à base de plantas) ou técnicas simples de customização.

Roupa preta desbotada tem solução

Notou que a roupa preta tem desbotado? Adicione uma chávena de café forte no ciclo de lavagem. Pode parecer pouco convencional, mas funciona!

Cuidado com os tecidos sensíveis

Para eles a solução está na utilização de um saco de lavagem ou mesmo de uma capa de almofada na hora de lavar. Além disso, peças de tecido rendado também não devem entrar em secadoras, pois podem rasgar-se com muita facilidade. 

Parece trabalhoso, mas cuidar das roupas vai fazer com que elas durem mais e o seu impacto no planeta seja mais positivo. E se elas estiverem sempre lindas como no primeiro dia, a relação de amor com elas vai ser infinita enquanto durem!

Leia mais

Todos os dias são dos oceanos

A criança é a semente do amanhã!

Quem é que escolhe as roupas lá em casa?

Options

Wishlist 0
Open wishlist page Continue shopping