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O planeta inspira a primavera-verão 2021

Cada vez mais a moda infantil se parece com a dos adultos, seja nas cores como no estilo. A WGSN, a maior autoridade global em tendências de consumo e design, antecipou os conceitos que estão a influenciar as coleções primavera-verão de 2021 tanto para miúdos como para os graúdos.

Entre os tons essenciais para as crianças estão o castanho, usado com amarelo, laranja ou turquesa; os rosas combinados com vermelhos e as cores primárias em blocos de cor.

A principal tendência de moda das estações mais quentinhas de 2021 a influência ecológica, com designs inspirados pela natureza, pela descontração e pelas férias à beira-mar.

O apelo às soluções para a crise climática e à moda mais consciente traz ainda os temas náuticos, bem como iniciativas e designs inspirados na reciclagem, na limpeza dos oceanos e no uso de fios feitos a partir do upcycling de redes de pesca ou garrafas PET.

O mindfulness e o slow living também vão ao encontro do que pedem os consumidores, que cada vez mais procuram produtos sustentáveis para os seus filhos. Os concertos dos anos 70, com as suas cores fortes e apelos espirituais, seguem em voga. A história por trás das coisas é cada vez mais importante, por isso espera-se que sejam transmitidos valores ecológicos não só nos estampados como na composição das peças. Mantém-se também o vestuário utilitário, como coletes e casacos com múltiplos bolsos.

Outra tendência é o design retro, que vai influenciar as peças com grafismos e a estética dos desenhos animados, típica dos jogos de consola. Nesse universo, os casacos de fecho tornam-se peça obrigatória. Do passado vem ainda o basquetebol, diretamente da década de 90, e a década de 50 traz de volta o estilo rock n’roll.

As influências mais maduras vão beber do gótico e da arte pop. Em particular, da maior referência musical do momento: a cantora Billie Eilish. Com ela vêm as peças mais relaxadas como os jeans, as t-shirts e as sweatshirts oversized.

As viagens também serão referência na moda infantil, em particular a Cidade do México, que traz uma combinação de elementos tropicais e urbanos e resgata os personagens dos cartoons. As promessas de viagens espaciais comerciais nos próximos dois anos também trazem de volta a temática da corrida ao espaço.

Essas são as tendências que foram antecipadas pela WGSN e que já estão a pipocar por aí. Se a preocupação ambiental e ecológica está literalmente na moda, só temos de celebrar e esperar que se torne uma referência atemporal.

E tudo isso, é claro, pode ser encontrado na Planta, a loja de roupas sustentáveis mais fashion de Portugal!

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