PAGAMENTOS POR MBWAY! SAIBA MAIS.
logo planta

O que mais pode fazer?

Existem muitas maneiras de impactar ativa e positivamente a sociedade e o meio ambiente – o consumo consciente é apenas uma delas. Conheça aqui algumas dicas que contribuem para um planeta mais saudável com pessoas mais felizes.

consuma com responsabilidade roupa infantil sustentavel

Consuma com responsabilidade

Leve sempre em consideração o meio ambiente e a sociedade nas suas escolhas de consumo.

 

Questione-se sempre se precisa mesmo daquele produto, se pode pagar, quantas vezes o vai utilizar, se não o vai descartar ao fim de pouco tempo e se é reciclável.

 

Valorize as práticas de responsabilidade social, laboral e ambiental das marcas que vai comprar.

 

Fique atento às matérias primas empregadas, confira se são de proveniência ecológica ou certificadas; pesquise o processo de fabrico que foi necessário para a produção daquele bem, quais os resíduos decorrentes e como são descartados; cobre condições dignas de trabalho, com segurança, saúde e remuneração justa asseguradas; não compre produtos testados em animais.

Aumente a vida útil das suas peças

Quando compramos por impulso, muitas vezes adquirimos peças sem qualidade, que se estragam com pouco uso ou após poucas lavagens, ou que só nos vão satisfazer por pouco tempo porque não resistem à velocidade da fast-fashion. Uma compra consciente garante peças de design intemporal e com maior durabilidade.

 

Prolongando a vida útil das coisas, evitamos descartá-las prematuramente. Aquela cadeira partida. Aquelas calças rasgadas, os sapatos sem brilho… muitas vezes deixamo-los de lado ou descartamo-los sem necessidade e sem lhes dar o destino adequado, quando podíamos recuperá-los, prolongar o seu uso e ainda contribuir para pequenos negócios locais como costureiras, sapateiros etc.

Promova o pós consumo

Não desperdice a energia empregada na produção das coisas. Um mesmo objeto ou roupa pode servir a muitas pessoas, ganhando diferentes histórias e valores e evitando o impacto de uma nova produção. Há inúmeras plataformas de partilha onde pode emprestar ou trocar as suas coisas. Existem também lojas de roupa em segunda mão, alfarrabistas e outras lojas onde pode comprar ou vender artigos usados, promovendo o pós consumo – em alguns casos, até pode lucrar com isso.

Doe

Aquilo que temos em excesso pode ajudar muita gente. Roupas, livros, brinquedos, móveis, utensílios… Se tem a mais, há muitas instituições sérias prontas para receber as suas doações. Objetos que já lhe são indiferentes podem fazer a diferença na vida de outras pessoas. Doe também o seu tempo, doe recursos. Ajude quem ajuda.

promova pos consumo roupa infantil sustentavel
descarte maneira correta roupa infantil sustentavel

Descarte de maneira correta

Já sabemos que é responsabilidade de todos separar o nosso lixo e destiná-lo adequadamente para a reciclagem. Procure os ecopontos mais próximos para encaminhar o seus resíduos ou informe-se sobre os dias e horários da recolha seletiva porta a porta. Fique atento aos tipos de materiais que podem ser reciclados.

 

Em Portugal, os resíduos têxteis representam 4% de todo o lixo urbano, equivalente a mais de 200 mil toneladas por ano. Obviamente que nem tudo está em mau estado, mas vai tudo indistintamente para os aterros. Procure os pontos de recolha no seu bairro, sabendo que parte das roupas arrecadadas será doada ou revendida, promovendo o reuso, e o restante será reciclado (ou, em menor escala, destinado aos aterros). Entre outros, existem estes pontos de recolha:

Pode também aproveitar os programas de recolha de têxteis das grandes cadeias e ganhar vouchers de compra enquanto garante um futuro mais verde. Lembre-se apenas de usá-los com responsabilidade!

Use menos o carro

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), 60% das pessoas que se deslocam diariamente em Portugal utilizam transporte individual. Apenas 15% utilizam transportes públicos coletivos e somente 23% se deslocam a pé ou de bicicleta*. Os transportes terrestres são os maiores consumidores de produtos petrolíferos e são responsáveis por cerca de 30% das emissões de dióxido de carbono na União Europeia. Por maiores que sejam os avanços na eficiência energética, se não otimizarmos os transportes também na sua quantidade, jamais alcançaremos uma redução significativa das emissões de CO2. Use os transportes públicos ou aposte no carpooling. Sempre que der, vá de bicicleta ou caminhe.

use menos o carro roupa infantil sustentavel

Calcule, reduza e neutralize a sua pegada de CO2

A pegada de carbono é a quantidade de dióxido de carbono que produzimos diariamente com as nossas atividades e rotinas. Esses gases são liberados para a atmosfera, contribuindo para o aquecimento global. Conhecendo a sua pegada de carbono, pode reduzi-la, basta mudar alguns hábitos. E pode também compensá-la plantando árvores. Acredite, plantar árvores não é um clichê, mas a nossa arma para combater o aquecimento global. Colabore pessoalmente na criação ou manutenção de áreas verdes ou, se não puder, encomende a sua plantação!

 

Calcule agora a sua pegada e veja quantas árvores precisa plantar para compensá-la, mesmo sem sair do sofá!

adote ou apadrinhe roupa infantil sustentavel

Também existem diversas instituições que permitem o apadrinhamento de animais – de cães e gatos até girafas e pinguins! Se gosta de animais, mas não tem a possibilidade de ter um em casa, o apadrinhamento pode trazer conforto ao coração.

Adote ou apadrinhe

Se decidir ter um animal de companhia, considere antes a adoção. A situação dos animais de rua ou abandonados é muito triste e, como normalmente não são castrados, o problema da superpopulação continua. A vida num abrigo pode ser melhor, mas certamente não é melhor que o carinho e amor de uma família.

 

A adoção de um animal é um ato de amor e responsabilidade social. Se, porém, por qualquer razão decidir comprar, seja responsável. O comércio de animais atrai também pessoas mal intencionadas, que exploram os animais para reprodução e não proporcionam os cuidados básicos de saúde e bem estar. Antes de comprar, certifique-se de que o criador é sério e está devidamente registado.

 

Não compre em lojas onde não possa verificar a procedência do animal e as condições em que são mantidos os pais e os bebés.

 

Existem muitos criadores sérios e comprometidos com o bem estar animal, mas é preciso informar-se.

Apoie uma causa

Existem muitas ONGs e instituições que trabalham em prol do planeta, das pessoas ou dos animais. Envolva-se através do seu trabalho, doações ou divulgando como puder. Una-se a pessoas com o mesmo propósito e seja parte ativa no esforço por um mundo melhor.

apoie uma causa roupa infantil sustentavel

Assine a nossa Newsletter!

Receba as novidades e promoções e ganhe 10% de desconto na sua primeira compra.

Este é um presente sustentável e socialmente responsável!
Juntos vamos plantar essa semente!

Blog Planta

ABC DA MODA SUSTENTÁVEL

Todos os dias são dos oceanos

A criança é a semente do amanhã!

Options

Wishlist 0
Open wishlist page Continue shopping