PAGAMENTOS POR MBWAY! SAIBA MAIS.
logo planta
Blog Planta Kids
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Um blog?

Sim! 😃

É verdade, vendemos roupas. Mas isso está longe de ser a missão da Planta! O nosso propósito é plantar a semente da moda ética e do consumo responsável para colher pessoas cada vez mais conscientes das consequências sociais e ambientais do que consomem.

Quais pessoas? As crianças e adolescentes de hoje, que num futuro muito próximo terão nas mãos o poder de decisão e de compra, o que concentra um poder ainda maior: o de consumo.

Porque consumir não é meramente o ato de comprar. Tudo aquilo o que compramos traz consigo uma variedade de histórias e consequências, de recursos naturais e humanos, e gera uma variedade de efeitos físicos e imateriais, e tudo isso é parte integrante da coisa. Nada é só aquilo em que se toca!

E se até há algumas décadas nós só nos lembrávamos dos efeitos pessoais, afetivos e económicos do consumo, hoje é absolutamente impossível abstrair os seus efeitos sociais e ambientais. Já não basta saber o que comprar; temos de saber como comprar.

Está na hora de mudarmos os nossos hábitos de consumo

O nosso planeta está a passar por muitas e drásticas mudanças, e fomos nós que demos causa a todas elas. Pessoas estão a viver à míngua ou mesmo a morrer de fome para produzir as coisas que compramos a preços cada vez mais baixos. E as ciências há muito nos têm mostrado o que já fizemos de errado, quais são as mudanças de comportamento necessárias e quanta pressa devemos ter. A sustentabilidade e a ética, hoje, são uma questão de sobrevivência e humanidade.

Ou seja, temos mesmo de pensar em como estamos a tratar o mundo e os nossos recursos humanos. Que impactos causamos com as nossas decisões cotidianas. E quais mudanças conseguimos implementar no nosso dia-a-dia, por mais pequenas que pareçam, para fazer deste planeta um lugar seguro para todas as espécies. E temos de pensar agora. Não amanhã, não quando der jeito.

E principalmente, para que os nossos miúdos não tenham de pensar sobre isso num futuro incerto, cabe-nos a nós educá-los agora a agir espontaneamente nesse sentido. No sentido da conservação do planeta e do respeito à vida, integridade e dignidade das pessoas, independentemente de quem elas sejam e de onde vivam. No sentido do consumo responsável dos nossos recursos e para que estejam conscientes de como as suas decisões impactam a vida de outras pessoas.

Essa é a nossa missão. Trazer informações, umas boas e outras más, que preparem os nossos miúdos (e graúdos) para um futuro próspero, num planeta abundante e saudável e numa sociedade justa e humana. Vamos fazer isso juntos? 😉

Leia mais

Todos os dias são dos oceanos

A criança é a semente do amanhã!

Quem é que escolhe as roupas lá em casa?

Options

Wishlist 0
Open wishlist page Continue shopping